"Sociedade Digital"


Se há 70 anos atrás alguém afirmasse que dentro de 70 anos seria possível ter acesso a todo um mundo de informação(umas vezes fidedigna outras vezes não), jogos, músicas e envio de mensagens de forma instantânea através de um sem numero de aplicações, seria certamente considerado um pouco alienado. Porém foi isso mesmo que aconteceu e estamos na era da "Sociedade Digital".
Cheia de benefícios e capaz de tornar a nossa vida mais rápida e confortável, a oferta digital estende-se a todas as faixa etárias, incluindo os mais pequenos.



 Assim partilho, em jeito de um pequeno resumo, alguns aspectos importantes e cuidados a ter com os nossos filhos.

Benefícios da Internet:

·         Aprendizagem, facilitador de ensino

·         Acesso conhecimento e informação

·         Facilita a autonomização e a resolução de problemas

·         Rentabilização do tempo

·         Desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e de coordenação

·         Possibilita o acesso a visões alternativas às transmitidas pela escola, pais, meios de comunicação social tradicionais

·         Estimula a criatividade ( blogs e youtube)

·         Os videojogos permitem a vivencia de aventuras sem correr riscos reais

·         Aumentam a autoconfiança pela necessidade de superação e persistência

·         Maior socialização – permite ter mais contactos sem a barreira geográfica

·         Pode facilitar a expressão de emoções e o desenvolvimento de competências sociais em personalidades inibidas


Consequências negativas e o risco do uso repetido:

·         Dores osteomusculares devido a movimentos repetitivos e má postura

·         Sedentarismo, obesidade, perda de massa muscular

·         Atraso da fase de sono – sonolência diurna- irritabilidade – dificuldade de aprendizagem, problemas de comportamento

·         Crianças pequenas: baixo estimulo ao desenvolvimento de competências motoras e sociais

·         Facilitador de fenómenos de contagio : RS, séries, baleia azul

·         Facilidade de trocar as vidas reais por vidas virtuais – Perda de competências sociais fundamentais

·         Exposição social excessiva/vulnerabilidade a violações de privacidade – risco para a segurança da criança

·         Vulnerabilidade a abusadores

·         Exposição a conteúdos desadequados para a faixa etária: violência e pornografia

·         Vulnerabilidade a informação imprecisa – dietas, modas,

·         Aceitação de amizades de pessoas que não conhece

·         Perigo do cyberbullying

·         Perigo de comunidades virtuais inseguras que estimulam a atitudes para serem aceites.

·         Perigo de fraudes


Consequências do uso problemático:

·         Disfunção pessoal, social e ocupacional

·         Sintomas de tolerância e abstinência idêntica a outros comportamentos aditivos~

·         Preocupação excessiva com a internet

·         Presença de 2 ou mais sintomas se for restringido o uso da internet (podem decorrer de 1 a 30 dias após) agitação psicomotora, tremores, ansiedade, pensamento obsessivo sobre o que estará a acontecer na internet, fantasias, sonhos sobre a internet, movimentos voluntários ou involuntários dos dedos – digitação

·         Tolerância : necessidade de aumentar o tempo online para a mesma satisfação

·         Permanecer mais tempo ligado do que o programado

·         Presença de irritabilidade e/ou depressão durante a utilização

·         Exibir esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet

·         Prejuízos significativos em aspectos pessoais, sociais, ocupacionais

·         Mentiras

·         Sentimento de culpa: mente para se justificar a respeito da quantidade de horas online



Perturbação de Jogo pela Internet:

·         Preocupação constante com os jogos: o jogo torna-se a actividade mais importante da vida do individuo, dominando os seus pensamentos e comportamentos

·         Abstinência: ansiedade, irritabilidade ou tristeza quando ocorre a interrupção do jogo

·         Tolerância: necessidade de jogar por períodos maiores

·         Tentativas infrutíferas de controlar a participação em jogos

·         Perda de prazer em outras actividades de lazer

·         Persistência de uso problemático apesar de saber as consequências

·         Provocou desilusão na família ou técnicos relativamente ao tempo passado nesta actividade

·         Uso do jogo para aliviar estados negativos de ansiedade, culpa, tristeza, etc

·         Impacto negativo noutras áreas importantes da vida: escola, trabalho, relacionamentos




Uso problemático da Internet:

·         Mais regular nos rapazes

·         Jovens com baixo resultado académico

·         Inicio frequente na pré-adolescencia



Perturbação de Jogo pela Internet:

·         Mais frequente em rapazes, cerca de o dobro da percentagem (15-19 anos)



Consequências do uso problemático da Internet:

·         Alterações de Humor

·         Alterações sono

·         Isolamento social e familiar

·         Baixo rendimento e absentismo escolar

·         Abandono de actividades de lazer e desportivas

·         Dividas e actividades criminais

·         Reforço de fobias e ansiedade social

·         Outras perturbações psiquiátricas: perturbação do humor, perturbação ansiedade, jogo patológica, abuso de substancias

·         Diminuição da comunicação directa

·         Menos socialização, menos actividades conjuntas

·         Interação reservada para situações negativas

·         Baixo estimulo ao desenvolvimento da criança



Consequências do uso (abuso) das tecnologias por parte dos cuidadores:

·         Diminuição da comunicação directa

·         Menos socialização

·         Menos actividades conjuntas

·         Interação reservada em situações negativas

·         Baixo estimulo ao desenvolvimento da criança: menos jogo conjunto

·         Delegação de algumas competências parentais para as novas tecnologias

·         Diminuição da vigilância a situações de risco


Mediação Parental:

É possível a utilização saudável das tecnologias digitais, desde que:

·         Estabelecer quantidade de tempo diário e cumprir

·         Não usar durante; aulas, TPCs, tarefas domesticas, refeições, momentos socialização presenciais – estar com amigos e família, durante Actividades desportivas e de lazer, imediatamente antes de deitar ou acordar

·         Vigiar conteúdos e regras de privacidade

·         Fundamental dar o exemplo – a criança aprende por imitação – Todos devem cumprir

·         Fundamental os pais perceberem o funcionamento básico das novas tecnologias

·         É necessário conversar e alertar as crianças e adolescentes para os perigos


Porque promover o adequado uso das tecnologias digitais também é Cuidar no Nascer.

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