"Sociedade Digital"
Se há 70 anos atrás alguém afirmasse que dentro de 70 anos seria possível ter acesso a todo um mundo de informação(umas vezes fidedigna outras vezes não), jogos, músicas e envio de mensagens de forma instantânea através de um sem numero de aplicações, seria certamente considerado um pouco alienado. Porém foi isso mesmo que aconteceu e estamos na era da "Sociedade Digital".
Cheia de benefícios e capaz de tornar a nossa vida mais rápida e confortável, a oferta digital estende-se a todas as faixa etárias, incluindo os mais pequenos.
Benefícios da Internet:
·
Aprendizagem, facilitador de ensino
· Acesso
conhecimento e informação
· Facilita a
autonomização e a resolução de problemas
·
Rentabilização do tempo
·
Desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e de coordenação
· Possibilita
o acesso a visões alternativas às transmitidas pela escola, pais, meios de
comunicação social tradicionais
· Estimula a
criatividade ( blogs e youtube)
· Os
videojogos permitem a vivencia de aventuras sem correr riscos reais
· Aumentam a
autoconfiança pela necessidade de superação e persistência
· Maior
socialização – permite ter mais contactos sem a barreira geográfica
· Pode
facilitar a expressão de emoções e o desenvolvimento de competências sociais em
personalidades inibidas
Consequências negativas e o risco do uso repetido:
· Dores
osteomusculares devido a movimentos repetitivos e má postura
·
Sedentarismo, obesidade, perda de massa muscular
· Atraso da
fase de sono – sonolência diurna- irritabilidade – dificuldade de aprendizagem,
problemas de comportamento
· Crianças
pequenas: baixo estimulo ao desenvolvimento de competências motoras e sociais
· Facilitador
de fenómenos de contagio : RS, séries, baleia azul
· Facilidade
de trocar as vidas reais por vidas virtuais – Perda de competências sociais
fundamentais
· Exposição
social excessiva/vulnerabilidade a violações de privacidade – risco para a
segurança da criança
·
Vulnerabilidade a abusadores
· Exposição a
conteúdos desadequados para a faixa etária: violência e pornografia
·
Vulnerabilidade a informação imprecisa – dietas, modas,
· Aceitação de
amizades de pessoas que não conhece
· Perigo do
cyberbullying
· Perigo de
comunidades virtuais inseguras que estimulam a atitudes para serem aceites.
· Perigo de
fraudes
Consequências do uso problemático:
· Disfunção
pessoal, social e ocupacional
· Sintomas de
tolerância e abstinência idêntica a outros comportamentos aditivos~
· Preocupação
excessiva com a internet
· Presença de
2 ou mais sintomas se for restringido o uso da internet (podem decorrer de 1 a
30 dias após) agitação psicomotora, tremores, ansiedade, pensamento obsessivo
sobre o que estará a acontecer na internet, fantasias, sonhos sobre a internet,
movimentos voluntários ou involuntários dos dedos – digitação
· Tolerância :
necessidade de aumentar o tempo online para a mesma satisfação
· Permanecer
mais tempo ligado do que o programado
· Presença de
irritabilidade e/ou depressão durante a utilização
· Exibir
esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet
· Prejuízos
significativos em aspectos pessoais, sociais, ocupacionais
· Mentiras
· Sentimento
de culpa: mente para se justificar a respeito da quantidade de horas online
Perturbação de Jogo pela Internet:
· Preocupação
constante com os jogos: o jogo torna-se a actividade mais importante da vida do
individuo, dominando os seus pensamentos e comportamentos
· Abstinência:
ansiedade, irritabilidade ou tristeza quando ocorre a interrupção do jogo
· Tolerância:
necessidade de jogar por períodos maiores
· Tentativas
infrutíferas de controlar a participação em jogos
· Perda de prazer
em outras actividades de lazer
· Persistência
de uso problemático apesar de saber as consequências
· Provocou
desilusão na família ou técnicos relativamente ao tempo passado nesta
actividade
· Uso do jogo
para aliviar estados negativos de ansiedade, culpa, tristeza, etc
· Impacto
negativo noutras áreas importantes da vida: escola, trabalho, relacionamentos
Uso problemático da Internet:
· Mais regular
nos rapazes
· Jovens com
baixo resultado académico
· Inicio
frequente na pré-adolescencia
Perturbação de Jogo pela Internet:
· Mais
frequente em rapazes, cerca de o dobro da percentagem (15-19 anos)
Consequências do uso problemático da Internet:
· Alterações
de Humor
· Alterações
sono
· Isolamento
social e familiar
· Baixo
rendimento e absentismo escolar
· Abandono de
actividades de lazer e desportivas
· Dividas e
actividades criminais
· Reforço de
fobias e ansiedade social
· Outras
perturbações psiquiátricas: perturbação do humor, perturbação ansiedade, jogo
patológica, abuso de substancias
· Diminuição
da comunicação directa
· Menos
socialização, menos actividades conjuntas
· Interação
reservada para situações negativas
· Baixo
estimulo ao desenvolvimento da criança
Consequências do uso (abuso) das tecnologias por parte dos
cuidadores:
· Diminuição
da comunicação directa
· Menos
socialização
· Menos
actividades conjuntas
· Interação
reservada em situações negativas
· Baixo
estimulo ao desenvolvimento da criança: menos jogo conjunto
· Delegação de
algumas competências parentais para as novas tecnologias
· Diminuição
da vigilância a situações de risco
Mediação Parental:
É possível a utilização saudável das tecnologias digitais,
desde que:
· Estabelecer
quantidade de tempo diário e cumprir
· Não usar
durante; aulas, TPCs, tarefas domesticas, refeições, momentos socialização
presenciais – estar com amigos e família, durante Actividades desportivas e de
lazer, imediatamente antes de deitar ou acordar
· Vigiar
conteúdos e regras de privacidade
· Fundamental
dar o exemplo – a criança aprende por imitação – Todos devem cumprir
· Fundamental
os pais perceberem o funcionamento básico das novas tecnologias
· É necessário
conversar e alertar as crianças e adolescentes para os perigos
Porque promover o adequado uso das tecnologias digitais também é Cuidar no Nascer.
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