"Sociedade Digital"
Se há 70 anos atrás alguém afirmasse que dentro de 70 anos seria possível ter acesso a todo um mundo de informação(umas vezes fidedigna outras vezes não), jogos, músicas e envio de mensagens de forma instantânea através de um sem numero de aplicações, seria certamente considerado um pouco alienado. Porém foi isso mesmo que aconteceu e estamos na era da "Sociedade Digital".
Cheia de benefícios e capaz de tornar a nossa vida mais rápida e confortável, a oferta digital estende-se a todas as faixa etárias, incluindo os mais pequenos.
Benefícios da Internet:
·        
Aprendizagem, facilitador de ensino
·         Acesso
conhecimento e informação
·         Facilita a
autonomização e a resolução de problemas
·        
Rentabilização do tempo
·        
Desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e de coordenação
·         Possibilita
o acesso a visões alternativas às transmitidas pela escola, pais, meios de
comunicação social tradicionais
·         Estimula a
criatividade ( blogs e youtube)
·         Os
videojogos permitem a vivencia de aventuras sem correr riscos reais
·         Aumentam a
autoconfiança pela necessidade de superação e persistência
·         Maior
socialização – permite ter mais contactos sem a barreira geográfica
·         Pode
facilitar a expressão de emoções e o desenvolvimento de competências sociais em
personalidades inibidas
Consequências negativas e o risco do uso repetido:
·         Dores
osteomusculares devido a movimentos repetitivos e má postura
·        
Sedentarismo, obesidade, perda de massa muscular
·         Atraso da
fase de sono – sonolência diurna- irritabilidade – dificuldade de aprendizagem,
problemas de comportamento
·         Crianças
pequenas: baixo estimulo ao desenvolvimento de competências motoras e sociais
·         Facilitador
de fenómenos de contagio : RS, séries, baleia azul
·         Facilidade
de trocar as vidas reais por vidas virtuais – Perda de competências sociais
fundamentais
·         Exposição
social excessiva/vulnerabilidade a violações de privacidade – risco para a
segurança da criança
·        
Vulnerabilidade a abusadores
·         Exposição a
conteúdos desadequados para a faixa etária: violência e pornografia
·        
Vulnerabilidade a informação imprecisa – dietas, modas,
·         Aceitação de
amizades de pessoas que não conhece
·         Perigo do
cyberbullying
·         Perigo de
comunidades virtuais inseguras que estimulam a atitudes para serem aceites.
·         Perigo de
fraudes
Consequências do uso problemático:
·         Disfunção
pessoal, social e ocupacional
·         Sintomas de
tolerância e abstinência idêntica a outros comportamentos aditivos~
·         Preocupação
excessiva com a internet
·         Presença de
2 ou mais sintomas se for restringido o uso da internet (podem decorrer de 1 a
30 dias após) agitação psicomotora, tremores, ansiedade, pensamento obsessivo
sobre o que estará a acontecer na internet, fantasias, sonhos sobre a internet,
movimentos voluntários ou involuntários dos dedos – digitação
·         Tolerância :
necessidade de aumentar o tempo online para a mesma satisfação
·         Permanecer
mais tempo ligado do que o programado
·         Presença de
irritabilidade e/ou depressão durante a utilização
·         Exibir
esforços repetidos para diminuir o tempo de uso da internet
·         Prejuízos
significativos em aspectos pessoais, sociais, ocupacionais
·         Mentiras
·         Sentimento
de culpa: mente para se justificar a respeito da quantidade de horas online
Perturbação de Jogo pela Internet:
·         Preocupação
constante com os jogos: o jogo torna-se a actividade mais importante da vida do
individuo, dominando os seus pensamentos e comportamentos
·         Abstinência:
ansiedade, irritabilidade ou tristeza quando ocorre a interrupção do jogo
·         Tolerância:
necessidade de jogar por períodos maiores
·         Tentativas
infrutíferas de controlar a participação em jogos
·         Perda de prazer
em outras actividades de lazer
·         Persistência
de uso problemático apesar de saber as consequências
·         Provocou
desilusão na família ou técnicos relativamente ao tempo passado nesta
actividade
·         Uso do jogo
para aliviar estados negativos de ansiedade, culpa, tristeza, etc
·         Impacto
negativo noutras áreas importantes da vida: escola, trabalho, relacionamentos
Uso problemático da Internet:
·         Mais regular
nos rapazes
·         Jovens com
baixo resultado académico
·         Inicio
frequente na pré-adolescencia
Perturbação de Jogo pela Internet:
·         Mais
frequente em rapazes, cerca de o dobro da percentagem (15-19 anos)
Consequências do uso problemático da Internet:
·         Alterações
de Humor
·         Alterações
sono
·         Isolamento
social e familiar
·         Baixo
rendimento e absentismo escolar
·         Abandono de
actividades de lazer e desportivas
·         Dividas e
actividades criminais
·         Reforço de
fobias e ansiedade social
·         Outras
perturbações psiquiátricas: perturbação do humor, perturbação ansiedade, jogo
patológica, abuso de substancias
·         Diminuição
da comunicação directa
·         Menos
socialização, menos actividades conjuntas
·         Interação
reservada para situações negativas
·         Baixo
estimulo ao desenvolvimento da criança
Consequências do uso (abuso) das tecnologias por parte dos
cuidadores:
·         Diminuição
da comunicação directa
·         Menos
socialização
·         Menos
actividades conjuntas
·         Interação
reservada em situações negativas
·         Baixo
estimulo ao desenvolvimento da criança: menos jogo conjunto
·         Delegação de
algumas competências parentais para as novas tecnologias
·         Diminuição
da vigilância a situações de risco
Mediação Parental:
É possível a utilização saudável das tecnologias digitais,
desde que:
·         Estabelecer
quantidade de tempo diário e cumprir
·         Não usar
durante; aulas, TPCs, tarefas domesticas, refeições, momentos socialização
presenciais – estar com amigos e família, durante Actividades desportivas e de
lazer, imediatamente antes de deitar ou acordar
·         Vigiar
conteúdos e regras de privacidade
·         Fundamental
dar o exemplo – a criança aprende por imitação – Todos devem cumprir
·         Fundamental
os pais perceberem o funcionamento básico das novas tecnologias
·         É necessário
conversar e alertar as crianças e adolescentes para os perigos
Porque promover o adequado uso das tecnologias digitais também é Cuidar no Nascer.
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