Visão do Bebé - Desenvolvimento e Estímulo

 



A perceção cromática dos bebés é ainda muito imatura quando nasce. As primeiras imagens exibidas no córtex visual dos bebés são em preto e branco e ainda muito desfocadas.

Quando o bebé nasce, o olho e estruturas que o ligam aos centros visuais no cérebro ainda não estão totalmente desenvolvidos.

Os recém-nascidos conseguem ver até cerca de 30cm de distância (aproximadamente a distância entre o rosto da mãe e a do bebé quando está a ser amamentado) e não conseguem distinguir certos tons de cor muito próximos, principalmente os tons pastel.

Os bebés são, inicialmente, atraídos por esquemas de cores de alto contraste, em especial por esquemas a preto e branco.

A visão da criança desenvolve-se gradualmente. À medida que o tempo passa o olho do bebé vai começando a ter mais capacidade na diferenciação de cores. Aos poucos começa a diferenciar as cores primárias, sendo que o vermelho é das primeiras cores a ser percebida pelo olho do bebé.

Dos 2 aos 3 meses de idade os bebés podem começar a reconhecer rostos, apesar de a sua visão ainda ser um pouco desfocada.

Entre os 3 e os 4 meses a imagem fica mais focada e aumenta a capacidade de “ver ao longe”.

Com 5 meses de idade os bebés, com desenvolvimento normal do olho,  podem ver a maioria das cores.

Estimular o desenvolvimento da visão do bebé é muito importante para o posterior desenvolvimento das capacidades sociais e motoras do mesmo.

Existem livros ou cartões com padrões de alto contraste a preto e branco e/ou com cores primárias que podem/devem ser usados para estimular o desenvolvimento do olho do bebé desde as primeiras semanas de vida. Idealmente devem ser apresentados a uma distância entre 20 a 45 cm e num tamanho aproximado de 15x15.

Converse com o seu bebé enquanto o olha nos olhos, pois favorece o vínculo, vai ajudá-lo a aprender palavras e a língua mãe.

Embora os bebés não consigam reconhecer a sua própria imagem frente a um espelho até cerca dos 15 meses, eles adoram ver a imagem refletida e os seus movimentos, o que torna o espelho num aliado no desenvolvimento da visão do bebé e da relação com o “outro”.

Leve o bebé a passear, a diversidade de espaços aumenta a curiosidade e por consequência o trabalho de reconhecimento e focagem do olho.



Estimular o desenvolvimento é "cuidar no nascer".

Comentários

Mensagens populares deste blogue

A importância da "Ginástica bebé" e da Massagem de estímulo sensorial e neurológico.

Não!! Os bebés pequenos não podem, não devem apanhar SOL!

"Sociedade Digital"